top of page
  • Foto do escritorSandra Pedro

Transformar a Experiência do Colaborador para o Sucesso Empresarial

No cenário empresarial atual, a experiência do colaborador emerge como um fator crítico para o sucesso, uma vez que influencia diretamente a aquisição e retenção de talentos e, por conseguinte, a experiência do cliente. 


A pesquisa global de 2021 da Willis Tower Watson revela que mais de 90% das organizações colocam a experiência do colaborador como prioridade, embora reconheça as dificuldades em oferecer a experiência que os colaboradores desejam.


A Gallup define a experiência do colaborador como o caminho que um colaborador percorre com uma organização. Abrange cada interação ao longo do ciclo de vida do colaborador, bem como as experiências relacionadas ao papel, espaço de trabalho, líderes e bem-estar. Desde o momento em que alguém visualiza uma oferta de emprego até o momento em que deixa a empresa, a experiência do colaborador desempenha um papel crucial.


Um estudo de pesquisa conduzido pela Josh Bersin Company destaca o retorno sobre o investimento (ROI) ao focar na experiência do colaborador. Empresas que implementam as estratégias certas de experiência do colaborador testemunham resultados positivos nos âmbitos empresarial, humano e de inovação.


Resultados Empresariais: Os colaboradores felizes e comprometidos são mais produtivos, motivados a desempenhar bem e interessados em aprimorar as suas funções. As empresas que concentram os seus esforços na melhoria da experiência do colaborador são 2.2 vezes mais propensas a superar metas financeiras e 2.4 vezes mais propensas a encantar os clientes.


Resultados Humanos: Os ambientes de trabalho que proporcionam uma excelente experiência do colaborador geram a sensação de que a contribuição é importante e o trabalho é apreciado. Isso resulta em empresas 5.1 vezes mais propensas a criar um senso de pertença, 5.2 vezes maior tendência para serem consideradas ótimos lugares para trabalhar e 5.1 vezes mais probabilidades de envolver e reter colaboradores.


Resultados de Inovação: As empresas que oferecem uma excelente experiência do colaborador são 3.7 vezes mais propensas a adaptar-se bem à mudança e 4.3 vezes mais propensas a inovar efetivamente.


A Comunicação Interna apoia o Employee Experience


Melhorar a Personalização: A abordagem de tamanho único nunca foi suficiente, dada a diversidade da força de trabalho atual. Personalizar a comunicação, analisar e segmentar colaboradores, e utilizar diversos canais de comunicação são fundamentais para alcançar cada membro da equipa.


Narrativa Estratégica: A estratégia de contar histórias pode aprimorar a comunicação, o sentimento de pertença e o aumento de compromisso. O uso de narrativas envolventes amplifica a mensagem, tornando-a mais memorável e apelativa às emoções dos colaboradores.


Ao adotar estas abordagens, as organizações não apenas fortalecem todo o percurso do colaborador, como também criam um ambiente propício para o sucesso empresarial sustentável e inovador.



Fique atualizado(a) sobre as últimas tendências em liderança consciente, gestão humanizada e transformação organizacional ao seguir o nosso blog. Mantenha-se inspirado(a) e continue a liderar com empatia, desenvolvida a partir da Inteligência Positiva. Lembre-se de que a filosofia corporativa e o employer branding estão refletidos em cada decisão que tomamos.


bottom of page