top of page
  • Foto do escritorSandra Souza

Felicidade e Gratidão: duas amigas inseparáveis

Gratidão e felicidade são grandes parceiras que andam juntas. E muitas vezes acreditamos que é preciso primeiro ser feliz para depois ser grato. Na verdade, a gratidão impulsiona o alcance da felicidade. Se fizermos uma breve reflexão, será fácil encontrarmos motivos para sentirmos gratidão.


Mesmo que você sinta que o momento que está enfrentando, seja na família, no trabalho, em algum relacionamento ou em alguma questão de saúde, seja desafiador, ainda assim terá algo pelo que agradecer.


Experimente essa prática: pense em todas as coisas que te causam bem-estar no dia de hoje. Seja uma xícara de café, a roupa que está vestindo, a oportunidade de realizar uma tarefa interessante. Agora pense em todas as coisas que te fizeram bem na última semana. Estar com alguém que você realmente goste, ter uma refeição gostosa, assistir um programa divertido, um passeio, um encontro. Algo que você comprou. Uma paisagem bonita que você apreciou.


Siga, então, para exemplos de coisas realmente simples, que você considera bem básicas e nem presta atenção, como ter uma cama confortável para dormir, poder tomar um banho quente, ter internet disponível. Perceba que a sua lista já está bem grande. Agora entre no ritmo e desenvolva ainda mais essa lista. Cada item que incluir, faça com real intenção de se sentir grato.


A felicidade estará batendo a porta, pois quando nos sentimos bem, seguros, plenos, nos abrimos pra felicidade. A felicidade não vem dos itens materiais que temos e acumulamos.


A felicidade vem do que sentimos.


Quando sentimos bem-estar, contentamento, alegria, conforto, nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina, um neurotransmissor responsável por nos proporcionar prazer, satisfação e felicidade. A felicidade nos torna mais otimistas, melhora nosso ânimo, nos interessamos por atividades que nos tornam mais saudáveis, criativos, generosos.


É um ciclo muito positivo, que pode realmente nos transformar e transformar tudo à nossa volta. Quanto mais gratos somos, mais felizes seremos por consequência. E a felicidade nos abrirá as portas para a realização dos nossos projetos, sonhos e desejos.


Que tal implementar essa prática?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page