top of page
  • Foto do escritorTatiana Vitorino

Alimentação em Teletrabalho

Já percebemos que quando estamos em casa, as rotinas são alteradas E a tendência para passar o dia a abrir os armários e o frigorífico é muito maior. Isto muitas vezes também se traduz num número maior na balança ao final da semana… Como podemos então controlar isto? Seguem-se algumas sugestões:


• Não tenha junk food (“porcarias”) em casa. Se não tiver disponível, não vai comer;

• Planeie o que vai lanchar nesse dia: ao definir com antecedência e deixar preparado, a probabilidade de comer outra coisa menos saudável é menor (iogurte, fruta, legumes, bolachas simples…);

• Será fome? Antes de lanchar, faça o teste se é fome ou apenas sede. Quando sentir que o estômago lhe diz alguma coisa, beba 1 copo de água e espere 10 minutos. Se mesmo assim ainda sentir fome, faça então um lanche equilibrado;

• Conheça os seus desejos. Por vezes sentir-se entediada ou stressada pode levar ao consumo de alimentos. Antes de comer, faça algo que a distraia: atividade física, ouvir música, pintar… Após isto poderá ver o desejo por comida reduzido;

• Não coma diretamente da embalagem: retire apenas a porção necessária e afaste-se da embalagem. Assim não vai comer mais do que o corpo precisa.


Todas estas dicas são mais fáceis de colocar em prática quando existe organização e planeamento. Deste modo, semanalmente (ou com a periodicidade que for mais conveniente) deverá planear o que vão ser todas as refeições ao longo do dia, pois assim vai evitar a ansiedade e stress associados à preparação de uma refeição equilibrada num curto espaço de tempo (ex.: hora de almoço).


Para facilitar, pode ainda fazer uma maior quantidade e variedade de acompanhamentos (guarnição e legumes) para ter disponível ao longo das refeições e tornar o processo ainda mais prático.


O facto de haver um planeamento de refeições para a semana, permite extrair a respetiva lista de alimentos que vai necessitar para a preparação das mesmas, facilitando a ida às compras, poupando tempo e dinheiro. No caso de as compras serem feitas para um curto espaço de tempo (ex.: semana) torna-se ainda mais benéfico se estas forem feitas nas mercearias e mercados locais, onde se encontram alimentos mais nutritivos, menos processados e que contribuem para o comércio local!



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page